Sintomas de problemas renais

Kinax


Os sintomas de problemas renais são bem difíceis de se reconhecer, pois geralmente não afetam a pessoa com as doenças nesses órgãos de forma tão grave e a grande maioria deles está relacionado a outros incômodos e problemas.

Mesmo assim, reconhecer os sintomas de possíveis problemas nos rins é de extrema importância para saber o momento certo de se procurar um médico e também para evitar agravar as doenças, que muitas vezes são apenas reconhecidas quando é tarde demais e a cura torna-se algo difícil.

Funções dos rins


O rim é um órgão extremamente importante para o funcionamento geral do corpo e a sua insuficiência pode gerar outros problemas, provocando um efeito dominó até que a última peça seja derrubada e a vida tenha fim.

As principais funções dos rins estão relacionadas a filtragem do sangue do corpo para que ele esteja mais limpo e saudável e na eliminação de toxinas e componentes em excesso como sódio, potássio, etc.

Esse órgão também auxilia na manutenção de diversos componentes do corpo como as do PH e eletrólitos, além de ter papel fundamental a excreção de amônia e ácidos úricos.

Doenças e Exames que às detectam

Entre as principais doenças que afetam os rins estão: cálculos renais (pedras nos rins), insuficiência crônica renal, infecção urinária e câncer renal.

No geral as doenças renais podem estar ligadas aos excessos alimentares que sobrecarregam as funções dos rins levando o órgão a sofrer com algumas insuficiências ou que acumule elementos que geram os cálculos renais.