Como reconhecer e eliminar os 5 piores aditivos químicos usados nos alimentos

Kinax


Corantes Artificiais
Alimentos coloridos são apelativos, especialmente para as crianças.
Não à toa, os fabricantes usam esses corantes em balas, sorvetes, energéticos, condimentos, snacks e outros alimentos processados.
Alguns desses corantes têm sido associados a um risco maior de desenvolvimento de câncer, bem como ao aumento de sintomas de asma e hiperatividade em crianças.


Nitritos e Nitratos
Nitritos de sódio são o aditivo que confere o sabor e coloração característicos das carnes curadas, como presunto e bacon.
De acordo com um estudo publicado em 2011, há uma ligação forte entre o nitrato encontrado na água e o desenvolvimento de câncer na bexiga, útero, ovário e colorretal.
Os nitritos por sua vez, ao se combinarem com as hemoglobinas do sangue, causam nelas uma alteração, impedindo-as de transportar sangue para os órgãos.

Aspartame
Alimentos sem açúcar tem se tornando bastante populares, especialmente em pessoas que estão fazendo dieta.
Para adoçar esses alimentos, as indústrias costumam usar adoçantes artificiais como o aspartame, comumente encontrado em refrigerantes, iogurtes, gomas de mascar e até em remédios com sabor artificial.
Esse adoçante é um dos responsáveis pela maioria das reações adversas causadas por aditivos, desde sintomas leves como dores de cabeça até mais sérios, como convulsões.
Acredita-se também que seu consumo esteja relacionado a menores níveis de serotonina no cérebro, maior risco para depressão e até batimentos cardíacos irregulares.

Fonte: How To Recognize And Eliminate The 5 Worst Artificial Food Additives

 

Origem: https://www.natureba.net/como-reconhecer-e-eliminar-os-5-piores-aditivos-quimicos-usados-nos-alimentos/.